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Segundo eles, o bem se expôs voluntariamente à influência do poder adversário na batalha e sofreu perdas no processo. Isso é absurdo de acordo com o argumento de Simplício: se os bons se comportassem dessa maneira, seria irracional e incapaz e, portanto, ruim. Um bem verdadeiramente absoluto não pode de forma alguma entrar em conflito; está além do alcance de qualquer coisa ruim. A ideia maniqueísta de uma luta entre dois princípios originais pressupõe que um princípio ataque o outro, isto é, penetre em sua área. Mas isso é impossível com princípios que por sua própria natureza são absolutamente opostos um ao outro, pois em contato com o outro um teria que mudar de natureza ou seria aniquilado. Ambos são excluídos por definição. Além disso, Simplício acusou os maniqueístas de tirar do homem o domínio do que era de sua competência porque o isentava da responsabilidade por seus juramentos éticos. Se um princípio eterno e poderoso do mal é a causa do mal, então também é a causa do erro humano. As más ações de uma pessoa não podem mais ser rastreadas até ela mesma, porque nesse caso ela é exposta a uma influência avassaladora e sua autodeterminação é revogada. Mas isso é impossível com princípios que por sua própria natureza são absolutamente opostos um ao outro, pois em contato com o outro um teria que mudar de natureza ou seria aniquilado. Ambos são excluídos por definição. Além disso, Simplício acusou os maniqueístas de tirar do homem o domínio do que era de sua competência porque o isentava da responsabilidade por seus juramentos éticos. Se um princípio eterno e poderoso do mal é a causa do mal, então também é a causa do erro humano. As más ações de uma pessoa não podem mais ser rastreadas até ela mesma, porque nesse caso ela é exposta a uma influência avassaladora e sua autodeterminação é revogada. 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